Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Política

Pré-candidato a prefeito mostra resultado de projeto que auxilia pessoas a encontrarem vagas de emprego em Rio Branco

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Auxiliar diversas pessoas, principalmente jovens, a encontrarem vagas de emprego em diferentes ramos e cursos profissionalizantes ofertados em Rio Branco. Esta é a ideia principal do projeto “Você Pode Mais”, idealizado pelo empreendedor e pré-candidato à Prefeitura de Rio Branco, Jebert Nascimento, quando ainda estava à frente das empresas que administrava. A ação também ajuda o público fora do mercado a construir um currículo competitivo nas seleções que surgem.

Desenvolvida desde o início de 2019, a atividade é realizada virtualmente em grupos de aplicativos de mensagens e de redes sociais com informações sobre seleções de emprego, especializações feitas por diferentes entidades, orientações sobre a construção curricular e diversos outros aspectos. Inicialmente, os primeiros membros eram amigos e familiares, que após alcançarem o objetivo ficaram responsáveis de criar outros grupos para ajudar outras pessoas.

A mecânica de criação de novos grupos a cada um emprego conquistado fez o projeto se expandir. Atualmente ele é gerenciado pelo Centro Acreano de Inclusão Social (Cais), ONG local que atua na defesa dos direitos sociais, em parceria com a Isao Gestão de Pessoas. Outra novidade do trabalho é a prática de repassar dicas de como iniciar um empreendimento ou um pequeno negócio. E os resultados já começam a aparecer. Mikelline Pereira Gomes é um caso de sucesso.

Depois de dois anos desempregada, ela foi incluída no grupo por uma amiga que já participava do projeto no começo deste ano. De acordo com ela, em menos de 20 dias ela conseguiu êxito e foi contratada como auxiliar de cozinha por um bar na cidade. “Conheci o projeto através da minha amiga Mikaelle que me auxiliou bastante e com isso consegui meu emprego atual. Estou trabalhando em uma área que me identifico bastante. Consegui alcançar meu objetivo por causa disso”.

Segundo Jebert Nascimento, a proposta surgiu devido ao alto índice de desemprego no estado, que em 2019 alcançou a marca de 13,6% com 48 mil desempregados em todo o Acre conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento, em comparação ao ano de 2018, foi de 0.5 pontos percentuais. “Tive esta ideia para levar inclusão às pessoas que não têm [emprego]. Apesar de não estar mais à frente, fico feliz em saber que existem resultados práticos. Espero que cresça mais ainda”.

Assessoria

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas