Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Geral

Governo elabora cartilha sobre procedimentos para retorno às atividades presenciais

Redação Folha do Acre

Publicado

on

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), elaborou uma cartilha eletrônica com os principais procedimentos e cuidados que os gestores, servidores, colaboradores e usuários dos serviços públicos devem observar ao ingressar, circular e permanecer nos órgãos e entidades, durante o enfrentamento de emergência em saúde pública causada pela Covid-19.

ACESSE A CARTILHA

As normas e diretrizes que devem ser adotadas no âmbito da administração direta e indireta do Poder Executivo estadual foram publicadas no Diário Oficial de sexta-feira, 21, e serviram de base para a construção do material informativo.

O decreto dispõe sobre a retomada das atividades presenciais, que deve ocorrer de forma gradual e sistematizada, observando a adoção de medidas sanitárias necessárias à preservação da saúde dos servidores e da população em geral. Na cartilha, os interessados encontram informações sobre o retorno das atividades presenciais de acordo com os níveis de emergência, as ações que cada secretaria deve adotar e o detalhamento do expediente administrativo.

“Nossa equipe buscou mostrar de forma simplificada os principais pontos tratados no decreto, como a retomada gradual e prudente das atividades presenciais, expediente corrido, as regras de higiene e distanciamentos necessários, usos de espaços dos órgãos e entidades e possibilidade de trabalho remoto para o grupo de risco, entre outros fatores individuais e coletivos para elaborar esse importante material de consulta”, pontuou o secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão.

A cartilha está disponível para consulta e download nos sites da Seplag no endereço www.seplag.ac.gov.br e também da Agência de Notícias do Acre. O material foi elaborado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, em conjunto com a Diretoria de Planejamento e Orçamento Público da Seplag e contou com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom).

“O retorno às atividades presenciais vai exigir a colaboração de todos. Desse modo, a leitura da cartilha, que reforça o estabelecido no decreto, facilitará o entendimento das regras que devem ser cumpridas neste período de pandemia”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Duarte.

O material também traz informações sobre as condicionantes para o acesso e permanência nos órgãos e entidades públicas, como, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscara, higienização das mãos com álcool a 70% e a descontaminação dos ambientes. Os usuários dos serviços públicos também podem se informar sobre quais medidas devem ser adotadas ao procurar atendimento presencial.

Secom

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas