Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cruzeiro do Sul

Gladson participa da carreata de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Pela primeira vez, em 102 anos, uma carreata marcou o encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul. Devido à pandemia do novo coronavírus, eventos com grande aglomeração de pessoas estão proibidos, de acordo com o decreto governamental. Em substituição à tradicional procissão, mais de 600 veículos percorreram as principais ruas da segunda maior cidade acreana, neste sábado, 15.

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, a primeira-dama, Ana Paula Cameli, e o vice-governador, Major Rocha, fizeram questão de prestigiar o maior evento católico do Acre, e o segundo da Região Norte do país.

Cameli lembrou a situação que o mundo passa e enfatizou que a pandemia de Covid-19 exige a reflexão de todos. De acordo com Gladson, a fé é uma grande aliada para enfrentar e superar dificuldades. Em sua fala, o governador pediu ainda a união de todos para que o Acre retome a esperança por dias melhores.

“A realização dessa carreata demonstra a fé inabalável do nosso povo. Mesmo com essa pandemia, os devotos de Nossa Senhora da Glória encontraram uma solução segura para dar continuidade a essa linda festa, que é realizada há mais de 100 anos. Com muita fé em Deus e a população unida, eu tenho certeza que já estamos vencendo essa batalha”, ressaltou.

O vice-governador enalteceu a fé do povo do Juruá. Para Rocha, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, os devotos da padroeira de Cruzeiro do Sul demonstraram respeito e admiração pela santa católica.

“Essa manifestação religiosa, diante de uma situação tão complicada que enfrentamos, demonstra que o nosso povo reverencia Nossa Senhora da Glória com muito respeito e devoção. Essa linda demonstração de fé ficará marcada na história de Cruzeiro do Sul”, observou.

O bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, destacou que, apesar da mudança, a essência da romaria continua a mesma. “A forma é diferente, mas o amor é o mesmo. Aquilo que não vamos fazer a pé, fizemos com os veículos. Deus nos aponta caminhos novos para mostrar que com a tecnologia podemos alcançar mais gente”, argumentou.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Acre. Além da presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram repassados, por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet) e Diocese de Cruzeiro do Sul, R$ 25 mil para custear despesas da festa religiosa.

Fé e devoção marcam carreata de Nossa Senhora da Glória

A carreata inédita tomou as ruas e percorreu diversos bairros de Cruzeiro de Sul. Durante todo o trajeto, de aproximadamente 9 quilômetros, centenas de fiéis realizaram suas devoções e prestaram homenagens à Nossa Senhora da Glória. Como foi o caso da aposentada Maria de Fátima Souza. Bastante emocionada, a mulher de 67 anos de idade demonstrou fé e gratidão à padroeira da cidade.

“Todos os anos, eu espero muito por esse dia. O momento é de agradecer por tudo que Nossa Senhora da Glória tem feito na minha vida e pela minha família”, declarou.

O fim do percurso ocorreu em frente à catedral de Nossa Senhora da Glória, no centro da cidade. Com o tradicional show suspenso, uma live com canções religiosas encerrou o Novenário deste ano.

Secom

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas