O infectologista Jenilson Leite , que também é deputado estadual pelo PSB, nesta quinta-feira ( 16) está realizando atendimento médico especializado com os pacientes que contrariam ou apresentam os sintomas do novo coronavirus, na cidade Brasileia, na fronteira do Brasil com a Bolívia.
Há cerca de quarenta dias , com o agravamento da pandemia no Estado, Jenilson Leite se ausentou dos trabalhos legislativos para se dedicar aos plantões na UTI COVID do Pronto Socorro de Rio Branco, além de ter ido atender nos municípios de Tarauacá e Jordão.
Em Brasiléia, o infectologista está atendendo na unidade sentinela Tufic Mizael Saady, em parceira com a Secretaria de Saúde do município. A UBS é referência no atendimento dos pacientes com COVID-19, na qual trabalha na abordagem do estágio inicial do vírus.
O secretário de saúde de Brasiléia, Francisco Borges, agradeceu ao médico e disse ser um caso raro, um detentor de mandato eletivo se ausentar das funções legislativas para cuidar do povo na condição de médico. ” No momento em que o país vive e nosso estado, esse trabalho do Jenilson é um caso raro: ver um deputado disponibilizando seu serviço como médico aqui no nosso município e para nós se torna um ato de suma importância. Desse modo só tenho agradecer ao Dr. Jenilson e o seu gesto mostra que o senhor é um parlamentar diferenciado”, afirma o secretário.
A gestora do município, Fernanda Hassem, ao recepcionar o médico, fez questão de espalhar a notícia para a população e sua equipe. ” Bom dia! Notícia boa deve ser compartilhada e hoje estamos recebendo a visita do deputado e médico infectologista Dr. Jenilson, que está estendendo seu serviço médico ao Acre e aos nossos munícipes”.
A prefeita falou da sua preocupação, pois segundo ela a média de atendimento na unidade sentinela são de 80 pacientes por dia. Segundo ela, por ser uma cidade polo, o município requer todos os cuidados da população e a união dos poderes. Além disso, ela externou sua gratidão ao deputado. ” Deputado Jenilson em nome da população de Brasiléia e da minha equipe quero agradecer ao senhor, pois mesmo com duas equipes médicas na unidade ainda não é suficiente para suprir a demanda. E sua vinda foi de grande valia para todos nós”, disse a prefeita.
O parlamentar enfatizou às medidas adotadas pela gestora, que é trabalhar abordagem inicial dos pacientes que estão no início da infecção do vírus. ” Quero iniciar minha fala lhe parabenizando, junto com o Borges e equipe, pela estratégia adotada aqui em Brasiléia, para poder fazer essa abordagem inicial, que é necessário, inclusive eu considero como a principal nas pessoas que contraíram o vírus . Desse modo podemos resolver de 80 a 90% dos problemas de um paciente infectado. Por isso essa unidade é importante e o trabalho que está sendo feito é fundamental”, afirma o deputado.
Assessoria