O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul iniciou na última segunda-feira (13) a coleta de plasma convalescente, em pessoas que já estão curadas da Covid-19, e que estejam há mais de 30 dias sem os sintomas. A ação faz parte de um estudo experimental para auxiliar no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus. Os interessados devem procurar a unidade, localizada na Av. Joaquim Távora, 522-686 , BairroManoel Terça, ao lado da Maternidade de Cruzeiro do Sul.
A gerente local do hemonucleo, Diani Carvalho, explicou que são necessários alguns critérios para realizar a doação.
“O candidato tem que apresentar o exame comprovando que já teve a doença, e mulheres que já engravidaram não podem fazer a doação, os demais critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Pedimos o apoio da população, pois este é mais um ganho para saúde do Juruá, sendo mais uma oportunidade e possibilidade de tratamento”, destacou a gerente.
A gerente lembrou a importância da ação, uma vez que o plasma convalescente tem sido um método utilizado em muitos hemocentros e unidades hospitalares do país, como alternativa de tratamento de casos graves do Covid-19.
“O plasma é a parte líquida do sangue e é obtida através de uma doação. Nesse plasma estão contidos os anticorpos produzidos durante o processo de infecção. As pessoas que já foram contaminadas pelo coronavírus têm no seu plasma esse anticorpos, que funciona como uma espécie de vacina naqueles que ainda passam pelo processo da doença”, complementou.
Procedimento
O procedimento ocorre por meio da transfusão do plasma de sangue, que é a parte líquida dele. A terapia consiste na retirada de um paciente curado (com anticorpos) e aplicado em um indivíduo infectado (doente).
Com informações do Juruá Online