Uma cama limpa, comida, água portável, atendimento de saúde e outros benefícios. Em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, pessoas em situação de rua estão recebendo assistência em um projeto firmado entre a instituição Casa Reviver, a prefeitura do município e um hotel, que fica no Centro da cidade.
A estimativa é que o hotel receba 21 moradores de rua por seis meses. Atualmente, cerca de 18 pessoas já ocupam os quartos do hotel.
Uma delas é a Elisângela Dantas, que está no local há uma semana e descreve como é o atendimento.
“Para quem morava na rua, dormia em cima e papelão, agora estou em uma cama, sendo bem tratada e recebida. Não está faltando nada para gente, graças a Deus”, contou.
Outro hóspede provisório é o Carlos Soares. Ele chegou há mais de sete dias e garante que quer mudar de vida após a pandemia. Para ele, muito mais do que ter uma cama para dormir, a ação demonstra respeito por eles.
“Estava vivendo excluído pela sociedade, mas hoje estamos nos sentido alguém e vamos mostrar que vamos mudar. Minha vida está mudando, não está mudada completamente, mas vai mudar. O que a gente nunca viu na vida estamos vendo agora, o conforto, lazer e respeito”, diz.
O coordenador do projeto, Elias Monteiro, explicou que a medida também é uma forma de enfrentamento à pandemia.
“Creio que esse trabalho relacionado à Covid-19 é para se acolher pessoas que estão em situação de rua, mas também para trazer respeito, garantia de direitos e assistir com amor”, destacou.
A parceria entre hotel e prefeitura deve durar seis meses, tempo em que essas pessoas terão suporte necessário durante a pandemia e de outras doenças. O prefeito Ilderlei Cordeiro reforçou que a medida visa também controlar os casos de Covid-19 na cidade.
“É um local digno, tendo um local para dormir, uma alimentação e cuidado com a saúde. Não tenho dúvidas de que vamos conseguir estar com todos que foram catalogados, que foram 21. Que alegria saber que o amor na prática está funcionando, com essa parceria entre a Casa Reviver e o hotel”, afirmou.
G1