Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Polícia

GTA terá número de chave de acesso da nota fiscal para evitar fraude na venda de gado

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Com o intuito de evitar a evasão fiscal no trânsito interestadual de animais, a Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz/AC) junto com o Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (Idaf) adotaram uma medida simples, mas que deve ajudar no combate à sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais com gado.

Segundo a Portaria Conjunta n° 1, de 22 de junho, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 23, a partir de agora, o número da chave de acesso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) deverá, obrigatoriamente, constar no campo de observações da Guia de Trânsito Animal (GTA). Sem esses dados, o documento será considerado inidôneo e inválido.

De acordo com a Sefaz, a chave de acesso traz todos os dados presentes na NF-e e em posse dela, o auditor fiscal poderá, no ato da fiscalização, verificar a autenticidade da mesma, sua validade, se houve o recolhimento de imposto entre outras possibilidades, otimizando tempo de vistoria e aumentando a segurança no controle de dados.

O que é ICMS?

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) é um tributo que incide sobre a movimentação de mercadorias em geral, o que inclui produtos dos mais variados segmentos como eletrodomésticos, alimentos, cosméticos, e sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

Secom

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas