Vítimas de fraude, acreanos encontram contas zeradas ao tentarem sacar auxílio emergencial

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Cruzeirenses que tentaram sacar o auxílio emergencial nesta terça-feira (09) relataram que encontraram suas contas zeradas, após serem vítimas de um golpe. A esposa de uma das vítimas, Maria Luzinete, relatou para equipe de reportagem da TV Juruá que o marido, que é autônomo, foi surpreendido ao encontrar a conta sem nenhum valor. Constava que o dinheiro depositado pelo governo federal, foi transferido para pagar um boleto no valor correspondente ao do auxílio. O golpe foi aplicado em beneficiários que utilizaram o aplicativo Caixa TEM.

“Meu esposo foi receber a segunda parcela do auxilio emergencial, e ao chegar lá constava que o dinheiro dele havia sido transferido para uma conta para fazer o pagamento de um boleto no dia 27 de maio. Isso aconteceu com mais de 15 pessoas hoje. Quero que a Caixa, ou alguém tome providência em relação a esse problema”, destacou a esposa.

A vítima procurou os servidores da Caixa Econômica local que orientaram a registrar um Boletim de Ocorrência e retornar no dia seguinte para realizar a contestação.

Em outros locais do Brasil, já foram registrados golpes semelhantes, onde hackers estão acessando os dados dos usuários por meio do aplicativo “Caixa Tem” e, a partir disso, conseguem praticar a fraude.

Em nota emitida a nível nacional, a Caixa Econômica informou que a área de segurança do banco realiza o monitoramento constante e mapeamento de ocorrências, junto aos órgãos de segurança pública, com o objetivo de coibir a ocorrência de fraudes e que eventuais contestações de saques devem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência da Caixa.

A instituição disse ainda que para os casos em que houver comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido. Orientando que os cidadãos utilizem exclusivamente os canais oficiais da instituição financeira ou do governo federal para buscar informações e acesso aos serviços. A contestação pode ser feita ainda junto a qualquer um dos servidores da Caixa Econômica, que permanecem durante toda manhã, atendendo os serviços voltados ao auxílio.

O banco também alertou que não envia e-mails ou mensagens pedindo informações, nem realiza ligações ou envia SMS com links.

Juruá Online

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