Rondônia faz mutirão para realizar testes de Covid e registra quase 800 casos em um dia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No primeiro dia de realização dos testes rápidos no estado do programa Mapeia Rondônia, 232 casos do novo coronavírus foram diagnosticados. Entre os resultados de testes rápidos e dos exames realizados em laboratório, 745 novos casos foram computados nesta quinta-feira (4).

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no primeiro dia de testagens foram realizados 2052 testes, sendo que 1820 deram resultado negativo e 232 deram positivo, o que representa 11% dos exames feitos no dia.

“Um dia é muito pouco ainda, até porque as pessoas estão se adaptando, os próprios municípios. A tendência é que eles melhorem, que eles consigam aumentar esse número de testes por dia”, disse o secretário Fernando Máximo.

Os testes rápidos são realizados em pessoas com sintomas da Covid-19 há pelo menos sete dias. Foram distribuídos pouco mais de 75 mil testes para os 52 municípios.

Veja quantos testes foram encaminhados para cada cidade

Esses exames serão realizados em duas etapas, sendo que a primeira teve início na quarta-feira (3). Ao final das duas etapas, 4,2% da população do estado deve ter sido testada.

“Essa primeira fase é uma fase mais restrita. Nós distribuímos um número X de testes pra todos os municípios. É uma fase na qual os municípios estão em adaptação na realização desses testes seguindo rigidamente os critérios da OMS”, disse o secretário.

Segundo dados do boletim divulgado pela Sesau nesta quinta (4), Rondônia 6.459 casos confirmados da doença e 194 óbitos registrados. Desde o início da pandemia, mais de 20 mil testes foram realizados.

G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp