Rio Acre marca 2,44 metros e atinge situação de alerta máximo em Rio Branco

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mesmo com chuva de 13 milímetros nas últimas 24h, manancial segue com baixo nível. Previsões são de seca severa nos próximos meses no Acre.

Com o período de estiagem, o Rio Acre está em situação de alerta máximo e marcou 2,44 metros neste domingo (28) em Rio Branco. Segundo o Corpo de Bombeiros, as previsões são de seca severa nos próximos meses no Acre. A cota de alerta máximo é de 2,69 metros.

Em todo estado, as bacias dos rios Acre, Juruá, Purus e Tarauacá-Envira estão em situação de alerta ou alerta máximo.

Porém, segundo os Bombeiros, a situação mais crítica é registrada na bacia do Rio Acre, que abrange os municípios de Assis Brasil, onde o rio está com 2,83 metros; Brasileia com 1,49 metro; Xapuri com 2,65 metros; Capixaba (sem leitura), Porto Acre (sem leitura) e Rio Branco.

O major Cláudio Falcão explica que a média esperada para o mês de junho é de que o Rio Acre estivesse com 4,20 metros, ou seja, ele está quase na metade do esperado.

Nas últimas 24 horas foram registrados 16 milímetros de chuva, mas apesar disso, o manancial segue apresentando vazante. Em uma semana foram 22 centímetros de baixa.

“De qualquer forma esses 16 milímetros de chuva ajudaram em alguma coisa no rio, porque nós temos uma perda diária de 4 centímetros e de sábado [27] para domingo [28] foi apenas 1 centímetro. Então, de qualquer maneira houve uma influência, mas isso até amanhã já se perde também”, disse o major.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp