Durante trabalho de fiscalização, no Km 10, BR-364, no Posto Tucandeira, Acrelândia (AC), na noite do último domingo (7), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ordenou parada a um motorista de um caminhão tracionando um semirreboque. Dentro da cabine, estavam dois homens.
Questionados na entrevista policial, ambos os viajantes apresentaram nervosismos excessivos e, individualmente, informaram versões diferentes sobre os motivos da viagem. Diante da fundada suspeita, a Equipe PRF procedeu à busca pessoal nos indivíduos e aprofundou a fiscalização nos veículos. Os policiais requisitaram a abertura da “cozinha”, na parte externa do semirreboque; entretanto, o condutor informou que não possuía as chaves e somente o dono do caminhão teria acesso. Quando foi possível abrir o compartimento, foram encontrados vários pacotes contendo substância com características de cocaína.
Diante do flagrante, o caminhoneiro (de 32 anos idade) e o passageiro (27 anos) receberam voz de prisão e foram levados, com os veículos e a droga (9,3 kg de cocaína), para a Delegacia de Polícia Civil no município de Acrelândia.
De janeiro até o dia 7 de junho de 2020, a PRF acumulou 250,3 Kg de cocaína apreendidos nas rodovias federais que passam pelo Acre. No mesmo intervalo de tempo de 2019, foram 242,65 Kg.