Prefeita de Tarauacá proíbe fogueiras e fogos de artifícios durante pandemia de Covid

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A prefeitura de Tarauacá, no interior do Acre, proibiu por meio de decreto a queima de fogos de artifício e o acendimento de fogueiras, tão comuns neste período junino, em locais públicos e privados da cidade enquanto durar a pandemia de Covid-19.

A medida, publicada na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE) foi implementada como forma preventiva para tentar evitar o aumento das doenças respiratórias, em decorrência da fumaça.

Ao G1, o secretário de Saúde de Tarauacá, Raimundo Nonato, disse que ainda não tinha conhecimento do teor do decreto e que, portanto, não tinha como comentar a respeito. A reportagem também tentou contato com a prefeita Marilete Vitorino e com a secretária de Meio Ambiente, Emily Vale, mas não obteve sucesso.

O decreto considera ainda que a tradição junina de acender fogueiras e queimar fogos de artifício costuma provocar aglomerações, o que compromete a eficácia do isolamento social, uma das principais medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Ainda segundo o documento, as Secretarias Municiais de Saúde e de Meio Ambiente, além da Defesa Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros vão ficar responsáveis pela fiscalização do cumprimento do decreto.

Quem for flagrado descumprindo o decreto está sujeito ao pagamento de multa e ainda de responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública.

Coronavírus em Tarauacá

Com pouco mais de 42,5 mil habitantes, o município tem 434 casos de Covid-19 confirmados, segundo último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgado nessa terça-feira (16). Outros 545 casos foram descartados.

No ranking da incidência média da doença, o município aparece em 7º lugar no Acre, com taxa de 101,96 para cada 10 mil habitantes. Os municípios de Cruzeiro do Sul e Rio Branco apresentam as maiores incidências do estado com 195,9 e 133,97 para cada 10 mil habitantes, respectivamente.

Do total de 271 mortes causadas pela Covid-19 no estado, três foram registradas em Tarauacá. O maior número de óbitos está na capital Rio Branco, com 196 casos.

G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp