O diretor do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), engenheiro Tião Fonseca, cumpre agenda em Brasília nos últimos 3 dias, finalizando nesta sexta-feira (5), onde busca recursos para melhorar a rede de abastecimento de água de Rio Branco, ampliação das redes no interior e colocação de estação de esgotos em todos as cidades acreanas.
Por saber que saúde pública e saneamento básico caminham juntos, haja vista que uma boa rede de sanamento é medida preventiva de várias doenças, Fonseca busca recursos juntos ao Ministério da Economia e órgãos ligados ao Ministério da Saúde. Na última quinta-feira (4), Fonseca esteve na FUNASA pleiteando recursos na ordem de R$ 512 milhões para garantir tratamento de esgoto, com colocação de estações em todas as cidades do interior do Acre e reforço na questão do abastecimento de água em Rio Branco.
“Queremos que todas as cidades do interior tenham estação de tratamento de esgoto e melhorar a questão do abastecimento na capital. Sabemos que pegamos um sistema cheio de falhas, sucateado, mas não nos cansaremos até resolvermos isso e oferecermos um bom serviço à população”, diz.
Nas visitas que faz aos ministérios e orgãos federais em Brasilia, Tião Fonseca tem contado com a ajuda do deputado Márcio Bittar.
“O senador Márcio Bittar tem nos acompanhado e não tem medido esforços para ajudar o Acre”, diz.