26 abril 2024

Apontado como favorito à Prefeitura de Porto Walter, César Andrade se despede da Secretaria de Saúde deixando legado de realizações

Date:

Considerado por analistas políticos como um dos favoritos à sucessão municipal em Porto Walter, César Andrade anunciou sua saída do cargo de secretário de Saúde do Município nesta segunda-feira (1). César deixa um legado de realizações frente a uma das pastas mais importantes da prefeitura.

César Andrade foi secretário de Saúde em Porto Walter durante 1 ano e três meses, realizando ações importantes na administração.

Em entrevista concedida na manhã de segunda-feira, o secretário fez uma avaliação do seu trabalho no período em que comandou a saúde e frisou que suas ações foram voltadas para proporcionar à população um atendimento digno, e o acesso a bens e serviços em saúde.

“É o tipo de prestação de serviço comprometido que a nossa população merece. Quando assumimos um cargo público temos que dar nosso melhor”, diz.

Vale frisar que quando assumiu a Secretaria de Saúde, em fevereiro de 2019, César foi o responsável por realizar reformas em unidades de saúde, na Academia da Saúde, e na secretaria com a ampliação da rede de internet para maior cobertura aos sistemas operacionais, a compra de 2 ambulâncias, fortalecimento do NASF com a contratação de fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, assistente social, farmacêutico e psicóloga. Além disso, Porto Walter ampliou a cobertura nos atendimentos para a população rural com programas itinerantes para todas as comunidades e ramais, e o município implantou a realização de eletrocardiograma através da adesão ao programa Telessaúde. A assistência farmacêutica ganhou destaque com a compra de uma tonelada de medicamentos.

O ex-secretário buscou implementar ações e estratégias que gerassem resultados positivos em sua gestão. Chegou a se reunir com Henrique Mandeta (na época ministro da Saúde), em Brasília, onde firmou parcerias e recebeu 1 caminhonete 0 km para ser usada pela saúde. Realizou ações no Outubro Rosa promovendo exame de ultrassons gratuito para as mulheres, e sediou a Semana de Saúde Visual, com exames e consultas gratuitas com o oftalmologista.

Já no ano de 2020, as Unidades Básicas de Saúde passaram por reformas, os agentes de endemias e comunitários ganharam abono salarial. Este ano, graças ao empenho de César e Zezinho Barbary com a ajuda dos parlamentares o Piso de Atenção Básica, que financia ações em saúde, recebeu mais de 1 milhão de reais. Além disso, o ex-secretário contratou agentes de endemias, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Suas últimas ações de destaque têm sido a luta contra o Covid-19. Além disso a secretaria lançou edital com processo seletivo para contratar profissionais. César entregou fardamento a todos os profissionais de saúde na sexta-feira (30). O secretário deixa o cargo realizando a compra de R$ 250 mil reais de medicamentos para o próximo gestor.

“Agradeço ao prefeito pela experiência, conhecimento e oportunidade. Agora, com o encerramento desta etapa profissional, sigo com novos desafios para início de uma nova empreitada. Sou muito grato por ter participado de ações importantes para nossa cidade”, disse César.

No dia 7 de março deste ano, em ato de filiação do MDB na cidade, que reuniu mais de 700 pessoas, César foi apresentado como pré-candidato da sigla para disputar as eleições municipais. Diante dos questionamentos quanto sua capacidade para ser prefeito de Porto Walter, César Andrade comprovou com o título de cidadão responsável adquirido no seio de sua família, em meio às orientações do seu padrinho e prefeito Zezinho Barbary e junto da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Últimas