Se cuida, Gladson! Ministra falou em ‘prender governadores’ que decretaram isolamento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Na reunião ministerial de 22 de abril, cuja gravação que serve de base para o inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal foi divulgada nesta sexta-feira (22/5), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, criticou duramente governadores e prefeitos por algumas das medidas adotadas para enfrentamento à pandemia da covid-19, e falou em prender os gestores estaduais e municipais.

Entre os governadores que decretaram isolamento social como forma de conter a pandemia está Gladson Cameli.

“A pandemia vai passar, mas governadores e prefeitos responderão processos e nós vamos pedir inclusive a prisão de governadores e prefeitos. E nós tamo subindo o tom e discursos tão chegando (sic). Nosso ministério vai começar a pegar pesado com governadores e prefeitos. Nunca vimos o que está acontecendo hoje”, disse Damares, durante a reunião.

A ministra reclamou principalmente dos decretos que permitiam a prisão de pessoas que desrespeitavam a ordem de governadores e prefeitos para não sair de casa. “Idosos estão sendo algemados e jogado dentro de camburões no Brasil. Mulheres sendo jogadas no chão e sendo algemadas por não terem feitos nada… feito nada. Nós estamos vendo padres sendo multados em noventa mil reais porque estavam dentro da igreja com dois fiéis. A maior violação de direitos humanos da história do Brasil nos últimos trinta anos está acontecendo neste momento, mas nós estamos tomando providências”, comentou.

Damares citou o nome do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que um dia antes da reunião ministerial autorizou que agentes da defesa civil ou autoridades responsáveis pelo combate à covid-19 entrassem na casa das pessoas “para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação”.

“Se eles falavam que nós éramos violadores de direitos, eles estão, inclusive, o governador Wellington, agora, ontem, determinou que a polícia poderá entrar nas casas. Vocês não… imagina o que ele vai fazer! Assinou! A polícia poderá entrar na casa sem mandato. Então, assim, as maiores violações estão acontecendo nesses dias. Então, nós estamos fazendo um enfrentamento, mais de cinco procedimentos o nosso ministério já tomou iniciativa e nós tamos pedindo inclusive a prisão de alguns governadores (sic)”, declarou Damares, sem mencionar os nomes de quais governadores ela pediu prisão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp