29 abril 2024

No AC, presídios tem quase 70 policiais penais e 11 presos infectados com coronavírus

Date:

Iapen é um dos setores da Segurança Pública do Acre mais afetados pela Covid-19 e já registrou uma morte em um preso.

Uma das áreas da segurança pública mais afetadas pela Covid-19 é o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) que tem quase 70 policiais penais e 50 presos infectados pela doença.

O dado foi levantado pelo Iapen-AC a pedido do G1. O instituto tem 187 servidores afastados devido à pandemia, entre servidores infectados, se recuperando, e do grupo de risco, sendo que 155 são policiais penais e 32 do setor administrativo. Ao todo, são 1.170 policiais penais em todo o estado.

O Iapen-AC divulgou que dos 69 infectados pela doença, 19 já estão curados, entre eles 18 policiais penais e um do setor administrativo. O instituto já recebeu 165 casos suspeitos, sendo que 73 foram descartados e 23 estão em análise.

Presos

Sobre os presos que foram diagnosticados com a doença, o Iapen-AC informou que já são 50 casos considerados suspeitos e, destes, 11 deram positivo. Outros 33 ainda estão em análise.

No último dia 1º, o sistema prisional registrou a primeira morte por Covid-19. José Raimundo Rodrigues Nunes, de 51 anos, morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco.

Ele cumpria pena na Unidade Básica de Saúde da Penitenciária de Senador Guiomard, no interior do estado.

Na segunda (11), o instituto informou que os detentos que tiveram contato com Nunes foram isolados e estão sob monitoramento das equipes de saúde para evitar a proliferação da doença no presídio.

Após o registro da primeira morte de um detento por Covid-19, o Iapen-AC intensificou as ações de desinfecção dos presídios tanto da capital, Rio Branco, quanto no interior do estado. As ações ocorrem desde a última semana.

G1

Últimas