Com obras atrasadas, entrega de hospital de campanha no AC é adiada pela terceira vez

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Into está em obras desde o final do mês de março e tinha previsão para começar a atender no dia 15 de abril.

Previsto para ser a terceira unidade de saúde de referência no atendimento de Covid-19 e o primeiro hospital de campanha do Acre, o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) teve a entrega das obras adiada pela terceira vez.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que o hospital vai ser inaugurado nesta terça-feira (5).

A pasta anunciou, no sábado (2), a instalação de mais 11 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) dos 61 previstos para atender pacientes na unidade.

No último dia 26, a Sesacre anunciou que recebeu dez leitos de UTI do Ministério da Saúde para atendimento de pacientes com Covid-19. Para a instalação, governo do Acre obteve equipamentos avaliados em mais de R$ 1,4 milhão os leitos no Into.

O Into passa por adaptações para receber pacientes com Covid-19 desde o final do mês de março. A primeira data de entrega das obras seria no dia 15 de abril. A obra não foi concluída e a entrega foi adiada para sexta-feira (1º).

O número de infectados com a doença no Acre chegou a 733 e o de mortes a 28 nesta segunda-feira (4), segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Em entrevista ao G1, no sábado (2), o secretário de Saúde, Alysson Bestene, confirmou que o Into já vai atender com 21 leitos.

“Nós já estamos praticamente finalizando a segunda etapa para atender todos os pacientes relacionados ao novo coronavírus nessa unidade”, garantiu.

Transferências

Com o número de casos aumentando no estado acreano, o Pronto-Socorro de Rio Branco é a única unidade de saúde na capital acreana com UTI disponível para atender pacientes com a doença.

Durante o fim de semana, as equipes de saúde transferiram pacientes que não estão infectados com o novo coronavírus para o Hospital Santa Juliana e abrir uma vaga para atender um paciente infectado.

Com isso, há 11 pacientes internados na UTI do PS com Covid-19. A Sesacre afirmou ainda que a transferência ocorreu também para que os equipamentos que ajudam no tratamento de outras doenças sejam levados para o Into.

A pasta explicou que vai utilizar seis leitos de UTI do Hospital Santa Juliana e ainda contratou mais dez leitos.

A Sesacre destacou também que o Hospital Santa Juliana vai ceder ainda cinco respiradores para os leitos de UTI do Into.

G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp