24 abril 2024

Aldeias do Alto Acre bloqueiam entrada e saída de pessoas e lideranças reforçam isolamento

Date:

Assis Brasil tem sete casos confirmados de Covid-19 e indígenas têm receio de doença chegar nas aldeias.

O indígena Lucas Manchineri gravou um vídeo para alertar os demais povos indígenas da cidade de Assis Brasil, no interior do Acre, sobre a importância de manter o isolamento social para evitar contaminação pelo novo coronavírus. Nas imagens, ele pede que os indígenas não saiam de casa para a cidade e não deixem que ninguém de fora entre nas aldeias.

A cidade de Assis Brasil tem sete casos confirmados de Covid-19, segundo último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) neste sábado (23). Outros 34 casos foram descartados.

O vídeo foi divulgado na página oficial da Comissão Pró-Índio do Acre no Instagram. Ao G1, a comissão informou que não recebeu nenhuma notificação de casos confirmados de indígenas com Covid-19 em aldeias do Acre. Mas, que já existem casos de índios que vivem nas cidades acreanas que foram infectados pelo novo coronavírus. Porém, a comissão não tem esses números.

A coordenadora do Distrito Sanitário Especial Índigena (Dsei) do Alto Rio Purus, que abrange as cidades acreanas de Assis Brasil, Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano e Sena Madureira e outras cidades no Amazonas e Rondônia, Carla Mioto, também informou que não existe nenhum caso de indígena com Covid-19 em aldeias. A mesma informação foi confirmada pela coordenadora do Dsei Vale do Juruá, Iglê Monte.

Lucas Manchineri afirma que as aldeias Extrema, Lago Novo, Jotobá, Santa Cruz e Peri, em Assis Brasil, estão todas bloqueadas para entrada e saída de pessoas.

“Não saia da terra indígena para ir à cidade e também não deixe entrar pessoas da cidade para as aldeias. Moramos na tríplice fronteira, onde tem muita trafegabilidade de pessoas que vêm de outros estados do Brasil e também do Peru e Bolívia. Por isso que estão pedindo às autoridades que ajudem eles também a combater a entrada de pessoas dentro das terras indígenas por precauções para evitar o espalhamento da Covid-19”, disse.

O vídeo foi gravado na última quarta-feira (20). Segundo Manchineri, um indígena da mesma etnia, que mora na cidade, está com Covid-19 e outros dois índios que também estão na cidade estariam com suspeita da doença.

“É uma precaução que estão usando para evitar contaminação de pessoas da terra indígena. Imagina se o vírus chegar dentro da terra indígena e começar a contaminar várias pessoas, não vão ter condições de ajudar no resgate, o município também não tem suporte. Desde o dia 14 estão fechadas, ninguém pode entrar ou sair”, afirmou o indígena.

G1

Últimas