sábado, outubro 16, 2021
22.3 C
Rio Branco
sábado 16 outubro 2021

Acre atinge nível alto e chega a 5ª posição no ranking nacional de transparência da Covid-19

POR

A forma rápida e transparente do governo do Acre em tornar pública as informações exatas de dados suspeitos e confirmados diariamente em relação à pandemia do novo coronavírus fez o Estado ganhar destaque, saltando para o nível alto, 5ª posição no ranking nacional do Índice de Transparência da Covid-19 (ICT-19).

Além disso, o Acre está entre os estados mais transparentes do Brasil, com média de 88 pontos, que mantém a divulgação de dados detalhados sobre a doença, disponibilizando microdados para download e informando a taxa de ocupação de leitos exclusivos para tratamento de Covid-19.

A informação é da Open Knowledge Brasil, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua no país desde 2013, que vem avaliando a qualidade dos dados e informações relativos à Covid-19 que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

Para o governador Gladson Cameli, que desde o início da pandemia no estado determinou total transparência nas ações de combate e prevenção ao coronavírus, e, principalmente, detalhando as estratégias que o governo está adotando para enfrentar a evolução da doença, evitando também que a população não fosse contaminada com as chamadas “fakes news”, alcançar a 5ª posição nacional de transparência da Covid-19 mostra que o Acre está no caminho certo.

“Sempre fui transparente também em meus posicionamentos desde o início da pandemia no nosso Estado. Meu compromisso é salvar vidas, manter a população segura e garantir todos os recursos possíveis para a nossa saúde, com contratação de profissionais, aquisição de equipamentos, respiradores e estrutura física adequada. Alcançar o nível alto no ranking nacional de transparência da Covid-19 comprova que a relação entre governo e a sociedade está mais próxima e transparente”, destaca Cameli.

No Portal do Governo, além das notícias veiculadas diariamente, é possível o acesso à plataforma Transparência & Monitoramento, onde o Governo do Estado mostra transparência nos gastos públicos com as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no Acre, que já registra mais de 1740 casos confirmados e 55 mortes em consequência da doença.

Criada pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o portal atende as recomendações do Ministério Público Estadual (MPAC) que solicita a centralização de informações em portais de transparência sobre compras e aquisições referentes ao enfrentamento à pandemia.

Secom

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img