quinta-feira, outubro 21, 2021
33.3 C
Rio Branco
quinta-feira 21 outubro 2021

Lene Petecão defende que prefeitura ofereça atendimento para testes rápidos de Covid-19

POR

A líder do PSD na Câmara de Rio Branco,  vereadora Lene Petecão, apresentou na manhã de terça-feira (12) uma indicação para que a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, junto com Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), definam uma das Unidades Básicas de Saúde ou até mesmo uma das URAPs, como referência para aplicar testes rápidos a fim de diagnosticar pacientes que estejam apresentando os sintomas do Covid-19.

Para Lene, é essencial a realização de testes rápidos para que evite a evolução da doença, com a detectação precoce dela.

“Estudos indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 é considerado leve e 85% deles podem ser atendidos nesses níveis de atenção básica. A população pode buscar os serviços na UBS ou URAP quando apresentarem os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza, para receberem uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará o teste rápido. Esse é um teste qualitativo para triagem que deve ser usado como uma ferramenta para ajudar no diagnóstico”, diz.

A vereadora também defende que haja agilidade no município quanto à realização do procedimento e cita outras cidades que adotaram a medida.

“O objetivo é agilizar os resultados no município. Essas medidas já foram tomadas em algumas cidades, como São Paulo, Macapá, Curitiba e Boa Vista. Nessas cidades, as unidades estão atuando com horários estendidos e também nos finais de semana. A medida visa evitar aglomeração e fluxo de pessoas na UPA. Essas unidades básicas se encarregariam de realizar a triagem em pacientes que estejam apresentando os sintomas”, diz.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img