23 junho 2024

Idosa com sintomas de Covid-19 é transferida de Santa Rosa do Purus para Rio Branco

Date:

Uma idosa, de 60 anos, foi transferida de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre, para Rio Branco em um avião nesta sexta-feira (10), com sintomas de Covid-19. A mulher foi internada na quinta (9), e precisou ser transferida após piora no quadro de saúde.

“Ela não estava muito bem e foi encaminhada para Rio Branco pelo TFD”, informou o diretor do hospital de Santa Rosa, Gilson Rabelo.

A idosa é hipertensa e tem problemas respiratórios. Ela está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco, unidade de referência no tratamento de pacientes com Covid-19.

A direção da UPA informou ao G1 que a mulher chegou na tarde desta sexta (10). O quadro é estável e ela está na observação.

Idoso morre com suspeita da doença

Além da idosa de 60 anos, a Saúde ainda investiga um segundo caso suspeito no município. O de um idoso de 76 anos que morreu na quarta-feira (8). O paciente tinha problema respiratório crônico há pelo menos 10 anos.

“Quando acionaram a emergência do hospital e a gente mandou a ambulância, ele estava tendo uma parada cardíaca e já chegou ao hospital sem vida. Devido ao protocolo, como ele tinha esse problema, a gente tem que fazer o exame da Covid-19”, informou Rabelo.

Outro caso também é investigado em Brasiléia, na fronteira do Acre com a Bolívia. Um paciente de 65 anos foi transferido para Rio Branco na quarta-feira (8). Ele morreu na noite de quinta (9), no pronto-socorro da capital.

Alerta

Pelas redes sociais, o enfermeiro Mirlan Moura, do hospital de Santa Rosa do Purus, informou sobre os casos suspeitos no município e pediu que a população cumpra o isolamento social.

Veja a postagem:

“Para manter nossa população informada e sermos o mais transparentes possível, para que todos possamos manter os cuidados necessários, venho, por meio desta mensagem, informar que temos dois casos suspeitos de Covid-19 em nossa cidade.

Todos os procedimentos foram tomados, agora estamos aguardando os resultados dos exames para confirmar ou descartar os casos. Aproveito para reforçar as medidas preventivas e a importância de mantermos o isolamento social. Sem dúvida, o momento é extremamente delicado, estamos pisando em um campo minado, é preciso união.

Mais do que nunca devemos permanecer unidos ajudando conforme nossas possibilidades. Reforço o pedido para que a população só procure os serviços de saúde em caso de extrema necessidade para evitar exposição desnecessária. Desde já agradeço a compreensão de todos”.

Covid-19 no Acre

Já são 70 casos confirmados de Covid-19 no Acre, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nesta sexta-feira (10). No boletim do dia anterior, eram 62 casos confirmados.

Dos casos, 55 são em Rio Branco, nove em Acrelândia, um no Bujari, quatro em Plácido de Castro e um em Porto Acre. Além disso, 57 casos seguem em análise.

G1

Últimas