Depois de quase 30 dias, hospital de campanha para Covid-19 ainda não foi entregue no Acre

Sesacre informou que entrega esta prevista para esta sexta-feira (1º).

O Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), que passa por adaptações desde o início de abril para ser a terceira unidade de saúde de Rio Branco adaptada para atender pacientes com o novo coronavírus, ainda não foi entregue.

A Secretaria de Saúde informou ao G1 que ainda faltam alguns ajustes, mas não especificou quais, e que a unidade deve ser entregue ainda nesta semana, na sexta-feira (1º).

Os casos confirmados de Covid-19 no Acre chegaram à marca de 317 nesta terça-feira (28), conforme o boletim diário da Sesacre.

No início desta semana, 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram entregues ao estado. Os equipamentos, avaliados em mais de R$ 1,4 milhão, aumentam o número de leitos de UTI para Covid-19 em Rio Branco para 20.

O prazo inicial para que as adaptações na unidade fossem concluídas era 15 de abril, conforme informação repassada pela Secretaria de Infraestrutura do Acre (Seinfra), no início da obra.

Em entrevista à Rede Amazônica, na última semana, o governador Gladson Cameli chegou a dizer que a demora, ocorreu porque os equipamentos tinham sido encaminhados para outros estados que estão com a situação de Covid-19 mais agravadas.

Com os novos leitos, o estado vai contar com um reforço no atendimento a estes pacientes. Além disso, são pelo menos 46 novas enfermarias.

Vagas UTI

O pronto-socorro de Rio Branco chegou a ficar sem vagas na UTI para pacientes com a Covid-19. Nesta quarta-feira (29), o PS está com oito, dos 10 leitos de UTI ocupados conforme informações da Sesacre. Todos em estado grave.

O Jornal do Acre 2ª Edição mostrou a entrega de equipamentos na semana passada.

G1