Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Opinião

Saiba quais são as 3 características inatas de uma equipe talentosa.

Adriano Goncalves

Publicado

on

“O trabalho duro supera o talento quando o talento não trabalha duro”

Você pode pensar que o sucesso só acontece na vida de pessoas que são naturalmente dotadas de talentos especiais ou pessoas que “nascem com muita sorte”.

Muitos pensam e comentam isso sobre as pessoas mais bem sucedidas, dizem que elas “tem sorte”. Algumas vezes pode até ser o caso, mas, na maioria das vezes, o sucesso é resultado de muita dedicação e trabalho duro.

Chegar ao topo não é fácil, pelo menos não no início de uma carreira. Pode até se tornar mais simples com o passar do tempo, mas, de início, é preciso trabalhar duro para conseguir realizar grandes feitos. O subtítulo deste artigo explica por que o talento, na maioria das vezes, não é um fator determinante para o sucesso.

Mas, por que saber que o talento é tão importante?

Porque ele tem três características inatas, que não podem ser ignoradas. Quando você nasce, o talento lhe dá características que inevitavelmente darão a você uma vida bem sucedida.

As três características

Porque eu digo, inevitavelmente? Porque o primeiro fator predominante do talento é justamente a facilidade de aprender, ou HABILIDADE NATURAL de entender, você nasce com uma compreensão fora do comum em determinada ou determinadas áreas de atuação.

Eu por exemplo, quando adolescente tinha muita facilidade para aprender várias modalidades esportivas, eu tinha uma coordenação motora muito boa para aprender a me movimentar, ter visão aérea, pensar rápido, e reflexos também rápidos, isso sempre me colocava a frente dos outros competidores.

Talvez não seja essa a facilidade que você tenha, você pode ter facilidade para tocar música, muitas pessoas tocam só de ouvir, e desenvolver essa habilidade ao longo do tempo se aperfeiçoando, sendo cada vez melhor, mais competitivo e muitas vezes por um período, imbatível. Isso é um elemento natural que você tem, uma facilidade muito maior do que outras, por que muitos ignoram isso, deixam de lado?

Eu treinei 4 anos para correr apenas 9 segundos. Tem gente que não vê resultados em dois meses e já desiste.
Usain Bolt

Sempre há limites. Eu não conheço os meus.
Usain Bolt

O segundo fator predominante no talento da pessoa ou equipe, é o interesse, a curiosidade. Tem algumas coisas pelas quais a gente tem maior interesse, outras a gente nem perde tempo tentando aprender. Você deve ter interesse em coisas que muitos não tem. Cada um de nós temos curiosidade sobre certas áreas, um interesse natural.

O terceiro fator é a fluidez, o fluxo, constância, espontaneidade, clareza, destreza, habilidade. Você consegue fazer essa atividade por longas horas sem se cansar, sem se entediar, sem desanimar ou desistir.

Agora imagine uma pessoa assim. Imagine uma equipe inteira desta maneira, com essas três características. Uma facilidade natural de entender, Um interesse natural, o que te leva a sempre estar pesquisando, aprendendo, indo atrás, e Uma força interior descomunal, que te leva a longas horas sem se entediar, sem se cansar, sem ficar olhando para o relógio. Conheço pessoas que não conseguem fazer uma caminhada na esteira, por que logo ficam entediadas, confundindo com cansaço, outras não conseguem se concentrar em palestras, e cochilam, perdem o foco em menos de 30 minutos, ficam inquietas na cadeira, além de não compreender absolutamente nada daquilo que foi exposto.

Desenvolva seu talento trabalhando duro!

Quanto mais você trabalhar em algo, mais você vai se sobressair sobre os demais. Se você quiser se tornar uma pessoa realmente apta, como um atleta de sucesso, por exemplo, se alimente da forma correta e treine muito duro enquanto os demais estão dormindo, e quando achar que já está bom, treine ainda mais e, embora aparentemente você não tenha um “talento natural” ou aptidão para as corridas no início de seus treinos, com o tempo, uma alimentação balanceada aliada a quantidade e a qualidade focada de trabalho muito duro em todos os seus treinamentos, vão te levar a ser um grande atleta.

As pessoas irão considerá-lo talentoso, mas o que realmente aconteceu é que você se tornou um mestre através da repetição, crença e muito trabalho duro!

A cima de tudo, não julgue as pessoas só porque elas não tem os mesmos interesses que você, a diversidade nos torna fortes.

Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar em você.
Cynthia Kersey

ADRIANO GONÇALVES
Personal Coach Ministerial
Especialista em Mindset

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas