Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Geral

Com colaboração de Mara Rocha, Câmara aprova projeto que suspende pagamento do Fies durante pandemia do coronavírus

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Na sessão plenária dessa quinta-feira (23/04), a Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que Altera a Lei do Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior – Fies para que as obrigações financeiras dos estudantes beneficiários sejam temporariamente suspensas durante a vigência da decretação de calamidade sanitária no País.

O texto final foi de autoria do Deputado Moses Rodrigues (MDB/CE), que agregou todas as propostas existentes sobre o assunto, dentre elas o Projeto de Lei nº 1.568/2020, de autoria da Deputada Federal Mara Rocha (PSDB/AC).

O substitutivo aprovado prevê a suspensão por 60 dias, prorrogáveis por igual período pelo Poder Executivo, dos pagamentos devidos pelos estudantes referentes a amortização saldo devedor, juros, multas, gasto operacionais; além disso, aumenta o aporte da União ao FG-Fies e institui Programa Especial de Regularização do Fies.

Mara Rocha demonstrou muita alegria com a aprovação do Projeto: “O relator agregou várias ideias e apresentou um substitutivo que agradou a todos os parlamentares, ampliando o alcance com a possibilidade de renegociação de dívidas antigas do FIES. Sinto-me realizada por ter contribuído com o texto e lutei muito para a inclusão desse projeto na pauta por compreender que a angústia dos estudantes com a dívida do FIES.”

“O meu projeto permitia uma suspensão nos pagamentos por um prazo maior, com interrupção por 90 dias, mas o texto final foi fruto do consenso, o que permitiu uma aprovação rápida. Além disso, após muita negociação conseguimos a inclusão da possibilidade de prorrogação do prazo de 60 dias. Estamos tentando minimizar os efeitos econômicos gerados por essa pandemia”, finalizou a parlamentar.

O projeto segue agora para o Senado Federal, devendo ser votado na próxima semana e, após aprovação naquela Casa, irá para sanção presidencial.

Assessoria

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas