Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Geral

Com respirador quebrado, profissional da UPA faz respiração manual em paciente com Covid-19

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Sesacre diz que aparelho com problema já foi substituído por outro novo

Na manhã desta sexta-feira, 10, feriado nacional, um vídeo viralizou nas redes sociais, uma internauta registrou que um dos equipamentos de respiradoes da UPA do Segundo Distrito, em Rio Branco, estava com problemas.

Devido à pane, um profissional teve que fazer respiração manual para que o paciente com coronavírus não viesse a óbito.

Após a polêmica, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da UPA do Segundo Distrito, esclarece que o paciente que aparece em vídeo de internet na referida unidade não sofreu nenhum prejuízo na estabilização de seu quadro de dispneia [respiração descompassada e ofegante], porque outro equipamento, em pleno funcionamento, substituiu imediatamente o que apresentou problemas.

“A gerência da UPA do Segundo Distrito explica que, tão logo o equipamento apresentou defeito, um novo aparelho foi colocado no lugar do que estava em pane”, diz a nota.

E nesse intervalo, a integridade do paciente foi mantida por meio de um balão manual, que funcionou normalmente até que o moto-respirador defeituoso fosse reposto. O paciente se encontra, neste momento, internado na ‘UTI Covid’, no 5º andar do Pronto-Socorro de Rio Branco, para onde foi removido.

A Sesacre comunica ainda que, nesta sexta-feira, 10, estão sendo providenciados mais dois aparelhos para a unidade, e um técnico está fazendo os reparos à máquina defeituosa, perfazendo em breve um número de quatro motor-respiradores disponíveis para pacientes, com suspeitas ou confirmados de Covid-19, na unidade.

A equipe da UPA do Segundo Distrito continua à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas