Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Sem categoria

Justiça estabelece multa para conter carreata em Cruzeiro do Sul durante pandemia

Redação Folha do Acre

Publicado

on

As normas estabelecidas devem ser obedecidas para a garantia do direito à saúde

O Judiciário acreano concedeu liminar para impedir manifestação programada para ocorrer em Cruzeiro do Sul. Os organizadores foram notificados sobre os parâmetros do Decreto Estadual n° 5.496/2020 e a necessidade de colaborar com o esforço para conter a contaminação pelo Covid-19.

A decisão foi assinada digitalmente durante plantão no último dia5, pelo juiz de Direito Flávio Mundim, tendo em vista que a manifestação estava agendada para o dia 6, segunda-feira.

Desta forma, foi estabelecida multa no valor de R$ 10 mil para cada participante, quando se tratar de pessoa jurídica e R$ 1 mil para pessoa física, valendo tanto para pedestres, quanto para manifestantes que saírem do isolamento social e tentarem se fazer presente ou reunidos, deslocando-se com meios de transporte, como: bicicleta, carro, caminhão, motocicleta.

Entenda o caso

O direito à livre manifestação de pensamento não pode suplantar e nem colocar em risco demais direitos constitucionais. “É indiscutível que eventos e manifestações públicas que importem em circulação e aglomeração de pessoas fora dos parâmetros estabelecidos nos regramentos, que os restringem às atividades essenciais, estão proibidos”, ratificou Mundim.

O magistrado alertou que a aglomeração de pessoas pode acarretar prejuízos incomensuráveis à incolumidade pública, expondo de modo desnecessário inúmeros indivíduos (inseridos ou não nos chamados grupos de riscos) aos efeitos deletérios oriundos da transmissão do vírus.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), houve a circulação de som incitando os cidadãos a descumprirem normas sanitárias. Também foi registrado áudios publicados em grupos de WhatsApp convocando para manifestação contra prorrogação da suspensão das atividades comerciais.

Ascom MPE

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas