A quinta-feira foi um dia de muito êxito para a campanha de vacinação contra o vírus da influenza em Rio Branco. Um total de 6.198 pessoas foram imunizadas através das estratégias de Vacina no Carro e Vacina em Casa. Desde a segunda-feira, quando a campanha teve início, já foram 15.218. A meta é atingir, até o fim dessa primeira fase da campanha, todo o público alvo, que é composto por idosos e profissionais de saúde.
Também nesta quinta-feira, a prefeita Socorro Neri acompanhou o local onde ocorre a Vacina no Carro, no antigo pátio de vistoria do Detran, na avenida Nações Unidas, em frente ao 7º BEC.
“Queremos agradecer a população que está fazendo a sua parte e atendendo ao nosso chamado. A campanha para vacinar idosos e profissionais da saúde segue até o dia de abril”, disse Socorro Neri.
Para a Vacina em Casa, a Prefeitura, através das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão visitando os idosos cadastrados no Sistema Municipal de Saúde e nos Centro de Assistência em Assistência Social (Cras). Também disponibilizou um o telefone 3224-4269 para atender chamados para vacinação de idosos que não constam nesses cadastros. Os profissionais de saúde estão sendo imunizados nas unidades de saúde, no período da tarde.
A segunda etapa terá início já no dia 16 de abril, com a vacinação de doentes crônicos, professores das redes pública e privada e profissionais das forças de segurança e salvamento. A terceira etapa terá início no dia 9 de maio, com a vacinação de vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes e até 45 dias após o parto, pessoas com deficiência, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacina contra a influenza não tem ação contra o coronavírus, mas ela evita que as pessoas tenham seus organismos debilitados por infecção gripal, o favorece a ação da covid-19.
Veja, abaixo, o balanço diário da Campanha de Vacinação
23/03 – Segunda – Feira
Vacina sem sair do carro – 1430 pessoas
Vacinas no domicílio – 500 pessoas
24/03 – Terça – Feira
Vacinas sem sair do carro – 1.100 Pessoas
Vacinas no domicílio – 3.469 pessoas
25/03 – Quarta-feira
Vacinas sem sair do carro – 990 Pessoas
Vacinas no domicílio – 1.531 pessoas
26/03 – Quinta-feira
Vacinas sem sair do carro – 760 Pessoas
Vacinas no domicílio – 5.438 pessoas