Mulher vinda da Europa é internada com suspeita de coronavírus no Juruá; sobe para 4 o número de suspeitas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No dia 7 de março, sexta-feira, deu entrada  no hospital de Cruzeiro do Sul, uma paciente não identificada com sintomas característicos da doença iniciada na China, o novo coronavírus.

Segundo informações de Moana Araújo, da Saúde Municipal de Cruzeiro do Sul, a paciente teria vindo recentemente da Europa e ao chegar ao Acre apresentou sintomas de gripe. “O caso está em investigação e fez a coleta de amostras. Ela está sendo acompanhada e encontra-se com evolução positiva em si quadro clínico”, disse.

Sesacre 

A Secretaria de Saúde do Acre emitiu nota informando sobre os supostos casos existentes no Estado.

ÁUDIOS DE ESTRANGEIROS COM CORONAVÍRUS NO ACRE SÃO FALSOS

No Acre, não há nenhum caso de covid-19 confirmado; em Rio Branco, foi descartada a doença em paciente que fez exames em ambulatório particular; estado segue com apenas três suspeitas  

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) vem a público esclarecer que são falsas as informações de que dois indivíduos de cidadania italiana teriam sido internados na enfermaria destinada ao isolamento do Pronto-Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). 

A Sesacre, por meio do seu Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que ainda não houve nenhum caso cofirmado de coronavírus no Pronto-Socorro de Rio Branco, nem em qualquer outra unidade hospitalar. E que muito menos recebeu quaisquer estrangeiros com sintomas da doença.

Por isso, pede para que a população não se deixe levar pela irresponsabilidade de quem tenta instalar o medo, disseminando áudios irresponsáveis sobre fatos que jamais aconteceram.  

Neste momento, uma centena de profissionais trabalha incessantemente, promovendo treinamentos, organizando protocolos, informando sobre as formas de contágios e os cuidados de prevenção, todos em vigilância para que a população exerça o seu direito de estar bem informada e segura sobre a situação. 

A Sesacre repudia qualquer tipo de manobra para confundir a opinião pública, e que só promove um desserviço para a população, e seguirá informando da forma mais transparente possível para que não pairem dúvidas, medo ou qualquer outro sentimento negativo entre as pessoas.

VAMOS AO QUE É VERDADE

No Acre, havia quatro casos suspeitos de coronavírus, dos quais um deles, em Rio Branco deu negativo. Essas pessoas são acreanas e retornaram do exterior recentemente. 

São dois estudantes de faculdades de medicina na Bolívia, que estão em quarentena no Hospital Geral de Brasileia, um em Cruzeiro do Sul e o quarto em Rio Branco, que procurou uma unidade médica particular, mas já com diagnóstico negativo para a doença.  

Em hipótese alguma, essas pessoas deixaram de ser monitoradas pelo serviço de atenção básica em saúde de seus municípios e também pelo DVS, o Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, que acompanha todos os casos com o apoio de infectologistas.

É preciso deixar claro que NO ACRE NÃO TEMOS NENHUM CASO CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS.

Rio Branco, AC, 8 de março de 2020

Glória Nascimento
Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp