Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Sem categoria

UPA do 2º Distrito faz até 30 testes por dia de coronavírus, em Rio Branco

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Kits são enviados do Lacen diariamente para a UPA e o PS de Rio Branco.

Diariamente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco, que é o hospital de referência no atendimento de Covid-19 na capital acreana, faz até 30 testes para diagnosticar casos do novo coronavírus. Até esta quinta-feira (26), o Acre tem 23 casos da doença confirmados.

Além da UPA, os testes são feitos também no Pronto-Socorro de Rio Branco. Porém, a quantidade de coletas é bem menor ou inexistente em alguns dias, segundo a gerência de assistência da unidade.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que diariamente são enviados, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), 30 kits de testes para a UPA e o PS.

Ao G1, a coordenadora da UPA, Maria Auxiliadora Vitorino, disse que a mesma quantidade de kits é solicitada ao Lacen diariamente, mesmo que os kits do dia anterior não tenham sido todos usados.

“Existem outros fatores e doenças que usamos para fazer coletas. São de 20 a 30 coletas por dia. Esses kits saem do Lacen, que vai disponibilizando os testes conforme a gente precise. Só fazendo em que há necessidade, teve critério vamos fazendo”, explicou.

Novos kits

A Sesacre afirmou que cerca de mais de mil kits devem chegar ao Acre na próxima terça-feira (31). Sobre a quantidade de testes em estoque, o Lacen garantiu que tem em torno de 200 kits.

Em todo estado, a Saúde acredita que já tenha feito 500 testes em pessoas que procuraram as unidades.

Quem precisa fazer teste?

Pessoas que chegaram de viagem nos últimos 14 dias e que apresentarem febre ou mais dois sintomas da doença;
Pessoas que tiveram contato próximo com pacientes infectados com o novo coronavírus e também tiverem febre ou mais algum sintoma;
Também pode buscar uma unidade de saúde para fazer o teste a pessoa que teve contato em casa, nos últimos 14 dias, com casos confirmados de Covid-19 e também apresentarem algum sintoma.

G1

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas