Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

Senadora Mailza pede ao Ministério da Agricultura prorrogação do Seguro Defeso para pescadores do Acre

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Senadora destaca que manter o auxílio neste momento de confinamento é fundamental para garantir o sustento de famílias que vivem da pesca

A senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) encaminhou ofícios ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e também ao secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Júnior, solicitando prorrogação do pagamento do seguro-defeso para todos os pescadores no Acre em decorrência da pandemia do coronavírus.

A parlamentar foi procurada pelo presidente da Federação de Pesca no Estado do Acre, o vereador Elenildo da Pesca. Segundo ele, os pescadores receberam a última parcela no dia 15 de março e iram retomar suas atividades agora no final de março, mas devido a pandemia, estão impossibilitados.

“Recebi esta informação e estou muito preocupada com os pescadores acreanos. Em nosso estado, a pesca é uma das atividades de maior importância e, em algumas regiões, é a única fonte de renda da comunidade que garante o sustento das famílias desses trabalhadores. Assim que soube, solicitei à ministra Tereza Cristina a prorrogação do pagamento do seguro defeso aos pescadores devidamente cadastrados durante o período em que o Brasil passa pela pandemia do coronavírus”, pontuou a senadora Mailza Gomes no ofício encaminhado para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Seguro Defeso

Benefício ao Pescador Artesanal durante o período em que fica impedido de pescar em razão da necessidade de preservação das espécies.

O período do defeso – teve inicio dia 15 de novembro de 2019 até 15 de março de 2020 – é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, tendo como motivação a reprodução e recrutamento.

Dados da unidade acreana da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontam 8,7 mil pescadores no estado estão aptos a receber o benefício.

Assessoria

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas