Número de roubos cresce mais de 160% em 8 anos em Rio Branco, aponta MP

O número de roubos cresceu 163% nos últimos 8 anos em Rio Branco. A constatação é resultado de um estudo do Ministério Público do Acre (MP-AC) divulgado nesta semana. O levantamento leva em consideração o período entre 2011 a 2018.

No total, foram 2.648 ocorrências de roubo em 2011 e esse número saltou para 6.975 em 2018, um aumento de 163% dos casos.

O levantamento foi feito com base em informações do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que mostra que a média diária saltou de sete ocorrências em 2011 para 19 em 2018.

A maioria das ocorrências tem as mesmas características, geralmente uma dupla conduzindo motocicleta ou bicicleta apontando arma de fogo ou arma branca e levam dinheiro ou objetos de fácil receptação, como celulares e motocicletas.

O MP aponta ainda que a dinâmica dos roubos não se trata mais apenas de uma questão de oportunidade para os criminosos e sim de uma tarefa regular que integra o conjunto de ações para sustentar economicamente as organizações criminosas.

O levantamento leva em consideração ainda dados do último ano, apenas até o mês de setembro, quando foram registrados mais de 3,4 mil ocorrências em nove meses. A média diária foi de 20.

A maioria das ocorrências são registradas na capital, no período entre as 19h e 22h.

G1