Mais de 280 cirurgias de vasectomia foram feitas em Rio Branco no ano passado. Os dados são do setor de Saúde do Homem no Acre. Diariamente, são feitas seis cirurgias e há fila com cerca de 150 homens esperando para o procedimento.
O procedimento é feito na Policlínica Joseh Alexandre, no bairro Tucumã, na capital acreana. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos. O procedimento cirúrgico é feito com anestesia local e dura apenas 20 minutos.
O total de procedimentos realizados ano passado é semelhante a quantidade feita em 2018, quando também foram feitos mais de 280 cirurgias.
“Dá uma média de 24 por mês e mais de 250 vasectomias por ano. Tínhamos uma demanda muito reprimida quanto iniciamos os serviços em 2015. Mas, a gente avançou. Tem uma organização dos serviços para que toda semana esses homens, que estão aguardando para fazer a cirurgia”, explicou a responsável pelo setor, Jocelene Souza.
Para fazer o procedimento, o homem precisa seguir alguns critérios: ter acima de 25 anos, ser pai de dois filhos vivos e, se for casado, ter o consentimento da esposa.
Jocelene acrescentou que ainda há muita desinformação e preconceito entre os homens, mas que as campanhas de divulgação dos benefícios têm ajudado na aceitação.
“Muitos homens passaram a procurar. É um procedimento muito simples, rápido, o homem é acompanhado antes de fazer, é avaliado por um urologista. Então, é um procedimento que não tem nenhum tipo de consequência ruim”, definiu.
G1