Considerada a enfermidade mais antiga da humanidade, a hanseníase tem cura, se for tratada em seu início.
O Janeiro Roxo é o mês de campanha de prevenção e tratamento à Hanseníase, doença de pele transmitida por gotículas que saem do nariz ou pela saliva.
Durante todo o mês serão desenvolvidas atividades da Secretaria de Saúde através da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
“Nós trabalhamos durante o ano todo em combate a doença, mas durante esse mês as ações são intensificadas que no dia 28, por exemplo, teremos o que chamamos de dia D, que estaremos atendendo na Unidade Básica de Saúde do Jesuíno Lins,” Frisou Clícia Marcelino coordenadora de hanseníase e tuberculose.
O Brasil é o segundo país com mais casos de Hanseníase, atrás somente da Índia. Anualmente são registrados perto de 30 mil casos, sendo 6% deles em crianças e adolescentes, somando aproximadamente 2 mil pacientes. Destes, 7% (140, em média) são diagnosticados com alguma sequela relacionada à doença.
A doença afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. “Muitas vezes identificamos o paciente com a doença muito tarde, porque eles dificilmente procuram os postos de saúde, por isso é importante está procurando realizar os exames da doença,” finalizou a coordenadora.
ATIVIDADES
08 DE JANEIRO
Abertura Blitz Educativa
Local: Semáforos da cidade
Horário: 7:30hr
13 DE JANEIRO
Troca da iluminação da Catedral do vermelho para o roxo
09 DE JANEIRO
DIA D “Não deixe a mancha matar a sua vida”
Local: Mercado Beira Rio
Horário: 7:30hr
28 DE JANEIRO
DIA D da Hanseníase
Local: Unidade Básica Jesuíno Lins – Bairro Alumínio
Horário: Manhã e tarde
31 DE JANEIRO
Encerramento com dinâmicas e música
Local: UBS Jesuíno Lins
Horário: Durante o dia