Prefeitura de Rio Branco realiza Blitz Educativa de combate ao mosquito da dengue no Adalberto Sena

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Dando continuidade às ações estratégicas da campanha de combate ao mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta quarta-feira (08), a primeira blitz educativa do ano de 2020 com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados e as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti.

As ações, que incluem ainda visitas domiciliares, estão sendo realizadas desde o ano passado por orientação da prefeita Socorro Neri.

O local escolhido para este Dia D, que ocorre sempre às quartas-feiras, foi o bairro Adalberto Sena, situado na regional onde a infestação foi detectada em 37% dos imóveis, de acordo com último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semsa.

José Ferreira Neto, coordenador de endemias e controle de vetores da Semsa, explicou que durante a blitz educativa, realizada com o apoio de Agentes de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), os condutores de veículos são parados e a abordagem é realizada pelos agentes de endemias que distribuem panfletos e explicam quais as medidas que devem ser empregadas para o combate ao mosquito.

“O índice de infestação predial na cidade está bastante alto, 7.3, e com o rigor do inverno amazônico é o momento que precisamos intensificar as ações.”, destacou o coordenador.

Para se ter uma ideia, os números da semana epidemiológica 51, a penúltima do ano de 2019, revelam que foram notificados 72 casos de dengue. “Geralmente 40% destes são confirmados e a presença do vetor é preocupante. Temos 180 agentes diariamente atuando na cidade toda tanto no controle vetorial, que é com a aplicação do larvicida, quanto no controle do vetor já na fase adulta, que é com o inseticida.”, explicou.

Além das ações do poder público é fundamental, que a população faça a sua parte, eliminando os locais onde o mosquito possa se proliferar.

Principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti

· Manter bem fechado caixas d’água, tonéis, bacias e barris de água;

· Lavar semanalmente com água e sabão tanques e caixas d’água utilizados para armazenar água;

· Remover galhos e folhas de calhas;

· Não deixar água acumulada sobre a laje;

· Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;

· Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

· Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

· Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

· Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

· Acondicionar pneus em locais cobertos;

· Fazer sempre manutenção de piscinas;

· Tampar ralos;

· Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

· Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

· Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

· Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

· Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

· Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Ascom

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp