Médicos da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) denunciaram à Folha do Acre que tem faltado equipamentos e insumos na unidade de saúde, incluindo fios para sutura.
Um dos médicos que falou com a reportagem na manhã de terça-feira (14) afirmou que hoje há apenas um fotóforo para toda a unidade, obrigando os médicos a decidirem se realizam cirurgias ou atendem ambulatórios.
“Fotóforo é um equipamento médico para examinar ouvido e nariz. Não é um equipamento caro. O Estado poderia resolver isso rapidamente. Aqui ficamos alternando entre centro cirúrgico e ambulatório. O dia que tem cirurgia não tem ambulatório e vice versa”, denuncia o médico.
Não é de hoje que médicos denunciam falta de condições e equipamentos para atender a população, outras unidades incluindo as do interior também enfrentam as mesmas situações precárias.
Recentemente o Sindicato dos Médicos do Acre e Conselho Regional de Medicina entregaram relatórios às autoridades dando conta da precariedade que se encontram as unidades de saúde do Acre.