Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

DCE denuncia que Sindcol se recusa a renovar cartão para alunos da Ufac que estudam nas férias

Anderson Bodanese

Publicado

on

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre (Ufac), Richard Brilhante, procurou a reportagem da Folha do Acre para denunciar que o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos (Sindcol) se recusa a renovar os cartões de transporte coletivo para os alunos da universidade que estão estudando na instituição de ensino no período de férias.

Richard conta que cerca de 100 alunos de enfermagem e medicina estão reclamando que não conseguiram renovar o cartão de passe no período de recesso escolar da Ufac, mesmo comparecendo à unidade de ensino e participando de estágios obrigatórios.

“Os alunos de enfermagem e medicina têm um calendário diferenciado, pois se pautam pela programação das unidades de saúde do estado. Durante esse calendário, os alunos desses cursos precisam fazer estágio obrigatório nas unidades de saúde e utilizam o transporte coletivo. Já enviamos um pedido ao RBTrans e Proncon, mas mesmo assim o Sindicol se nega a renovar os cartões desses estudantes”, denunciou Brilhante.

Richard conta que ao procurar o Sindcol a direção afirmou que no entendimento da lei não pode renovar cartões de passe escolar no período de férias.

“Procuramos o Sindcol e o órgão disse que no entedimento deles sobre a lei não é permitido renovar os cartões no período de férias. Mas a própria lei não é clara em relação a isso. A lei diz que conforme a necessidade do aluno o cartão deverá ser renovado. Entendemos que os estudantes necessitam renovar seus cartões para poderem participar dos estágios e aulas. Mesmo com a declaração das cordenações dos cursos, o Sindcol se recusa a renovar”, diz.

A reportagem da Folha do Acre tentou contato com a direção do Sindcol através do número (68) 3215-2413, mas não obteve êxito. O espaço fica reservado para os devidos esclarecimentos do órgão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas