Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

Socorro Neri prioriza educação de Rio Branco que está entre as melhores do Brasil

Anderson Bodanese

Publicado

on

Mais de 25 mil alunos entre crianças, jovens e adultos fazem parte da rede municipal de ensino, em Rio Branco. Sob a gestão da prefeita Socorro Neri a educação é uma das áreas que mais avança na capital acreana, sendo referência para outras cidades.

Índices como o de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) mostram o êxito da gestão municipal. Pela nota alcançada no Ideb o município figura em terceiro lugar no ranking brasileiro, com 6,5. O modelo de educação em Rio Branco também ocupa o segundo lugar no IOEB, entre os demais 5.570 municípios, com a nota 4,9.

“A prefeita Socorro Neri tem sido muito sensível às causas da educação, acredito que pelo fato também de ser professora, ela tem um olhar diferente. A partir de uma decisão dela, em tomar medidas administrativas que fizeram com que a gestão vencesse essa crise, não somente conseguimos manter os bons indicadores da educação, como realizar grandes melhorias de valorização do nosso quadro e melhoramento dos nossos espaços”, pontuou o secretário Municipal de Educação, Moisés Diniz.

No início do ano letivo, a prefeitura de Rio Branco garantiu que os alunos das 86 escolas que compõem a rede municipal, recebessem material escolar para a volta as aulas, como forma de apoiar os pais.

Fazer o ambiente escolar mais agradável e seguro também foi uma prioridade em 2019, por isso 95% das escolas foram reformadas, revitalizadas e contempladas com novo sistema de climatização, tudo realizado com recurso próprio da Prefeitura, de aproximadamente R$ 5,5 milhões e mais R$ 2,6 milhões, provenientes de convênio.

Professores Efetivos – Um compromisso da prefeita Socorro Neri é que em 2020 todos os professores da rede pública municipal tenham vinculo efetivos. Garantindo a continuidade do trabalho, melhor acompanhamento do desempenho do aluno e estabilidade para os profissionais. Com esse objetivo a Prefeitura realizou concursos públicos em 2019 e mais de dois mil professores fizeram cursos de Formação Continuada e 2.595 servidores foram contemplados com o Prêmio pela Elevação da Qualidade no Aprendizado.

Gestão mais próxima – Em 2019, a prefeitura deu oportunidade a alunos de duas escolas de passarem um dia com a prefeita Socorro Neri, conhecer a sede da gestão municipal e um pouco do trabalho que é realizado. Nas duas edições realizadas, no ano passado, os estudantes da Escola Municipal José Potyguara e da Escola Dona Mozinha foram os contemplados.

Assessoria

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas