Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Geral

Decisões europeias que podem mudar a malha internacional

Anderson Bodanese

Publicado

on

Mesmo no Brasil é possível notar a tensão europeia face a algumas das suas questões econômicas, sociais e políticas. Nesse momento, algumas das discussões políticas europeias estão a provocar alvoroço internacional, já que podem mudar a malha global. Venha saber quais são as discussões europeias que preocupam o mundo.

Sabemos que o mundo está em permanente mudança. No século XXI, estamos já habituados a que tudo aconteça de forma rápida e até ao aparecimento e desaparecimento de tendências com maior velocidade do que nunca.

O caso da política europeia e da sua economia, no entanto, é nesse momento uma preocupação para todo o mundo e, mesmo no Brasil, não deixa de haver alguma tensão sobre as questões que se discutem no continente além-mar.

As decisões da Europa têm gerado polêmica, em várias temáticas, já que podem mudar a malha global e todas as transações como as conhecemos.

Desde discussões independentistas, ao desejo de abandono da União Europeia por alguns dos seus membros e também outras decisões, de teor mais social, parecem atingir o mediatismo internacional.

Em fase de ação ou apenas de discussão, essas questões têm feito com que o mundo inteiro pouse sobre a Europa seus olhos, aguardando decisões, afim de compreender como isso afetará os restantes países do globo e a posição da Europa enquanto força política e econômica no planeta.

Fique a saber quais são as temáticas sob discussão e as razões pelas quais essas geram manifestações e protestos pelo mundo.

O Brexit e o desejo do Reino Unido sair da União Europeia

O Reino Unido colocou sob votação a hipótese de sair da União Europeia, num movimento conhecido como Brexit. Para surpresa da Europa (e do próprio Reino Unido) o voto predominante foi o “sim” e a saída deste país membro está iminente.

O impacto do Brexit no cidadão britânico e estrangeiro tem sido largamente discutido, bem como as formas como tal afetará o trânsito comercial e também de pessoas dentro do espaço europeu.

Além disso, nem todos os países integrantes do Reino Unido estão conformados com a decisão, sentindo-se uma conturbada pressão, principalmente por parte da Escócia, cujo desejo era permanecer na União Europeia.

A luta pelo horário único

Na Europa, a hora de Verão e a sua potencial abolição também foram largamente discutidas, tendo esta discussão terminado com as votações do Parlamento Europeu, onde a abolição seria aprovada por 410 votos contra 192.

Não se espera a aplicação desta nova regra até ao ano 2021.

A independência da Catalunha

Em Espanha, as questões da independência são do século XXI. Neste país, vizinho de Portugal, a Catalunha luta, atualmente, pela independência e, em manifestações de grande alcance, mais de 600 mil pessoas defenderam esta ideia nas ruas de Barcelona.

A divisão do povo espanhol sobre a questão é grande e existe, mesmo da parte dos líderes de estado, muitas reticências sobre a constitucionalidade do processo e as consequências que este pode ter a nível nacional.

Debaixo dos olhos europeus, esta é uma questão que permanece sob discussão e que pode vir a mudar por completo a malha europeia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas