4 agosto 2024

Acreana de 73 anos se forma no CEJA e não para por aí: “Quero fazer faculdade”

Por Eleonor Rodrigues, estagiária Folha do Acre

Date:

A história de vida da dona Eliete Cruz é semelhante a de muitas mulheres no estado, tendo que abandonar os estudos para cuidar dos filhos e da família. Mas dona Eliete inspira mostrando que nunca é tarde demais para estudar, e encoraja as pessoas a seguirem os seus sonhos.

Dona Eliete teve que largar os estudos quando ainda era muito nova para cuidar dos filhos e se dedicar à sua família. “Eu casei e parei de estudar, mas sentia muita vontade de voltar para sala de aula, de estudar, não me sinto velha para nada”, diz Eliete.

Apesar de muitos anos longe da escola, dona Eliete nunca se conformou. Nesta quarta-feira (10), a idosa se formou, e enviou um recado para os jovens. “Eu pego o ônibus todo dia cedinho, sou muito bem acolhida no CEJA e digo para os jovens, não desistam de estudar. É sempre tempo de estudar”, afirma. Eliete inspira e encoraja pessoas por onde passa, incentivando a sempre ir mais longe.

Mas dona Eliete não vai parar apenas no diploma do ensino médio, o objetivo agora é a faculdade. “Não tenho palavras para definir o sentimento de ter colado grau. Não vou parar, meu objetivo agora é fazer a faculdade de Artes Cênicas”, conta a formanda.

A idosa é mãe do fotógrafo Daniel Cruz. Daniel explica que a mãe não é “fácil” e conta como é a experiência de tentar ajudar com os estudos da mãe. “Esse estudo virou uma terapia para a minha mãe. Ela não aceita que eu vá deixá-la no CEJA. Diariamente pega o ônibus e vai sozinha”.

Últimas